"Acima de tudo, procurem sempre sentir profundamente qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário." Che Guevara (Cartas aos filhos)

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Bóris Casoy a Escória dos Setores Reacionários do Brasil!

ISSO QUE É UMA VERGONHA (David Carneiro)

1 - Recentemente, em uma edição do Jornal da Band, o âncora Boris Casoy, conhecido por seus posicionamentos conservadores, deu para humilhar dois garis que desejavam feliz ano novo, veja a transcrição:
Casoy: "Que merda, dois lixeiros desejando felicidades do alto da sua vassoura." Millena: apenas ri (condescendente) Casoy: "O mais baixo da escala do trabalho..." Operador: "Deu pau, deu pau..."
2 - Na edição seguinte, logicamente, o apresentador pediu desculpas. Mas qual o motivo para alguém pedir desculpas? Considerar do fundo do coração que errou e que todos merecem a mesma dignidade? O que levaria Boris de um dia para o outro a mudar seus valores a este ponto? Assumir que fez uma piadinha infeliz? Mas que tipo de pessoa cultiva um senso de humor que consiste em humilhar os mais pobres? De uma forma ou de outra, longe de representar um fato isolado, este episódio retrata fielmente como pensam parte das elites conservadoras do país e seus correspondentes midiáticos. Piadinhas como essas são comuns a colunistas assíduos da Revista Veja (como Reinaldo Azevedo e Diogo Mainardi), e outros meios da mesma estirpe. Também são quase a regra nos círculos dos abastados que, apesar de se considerarem modernos burocratas ou empresários, cultivam a ética senhorial de tempos remotos de nossa história, tempos que aliás insistem em nos assombrar quando o assunto é política e cidadania. Aliás, a título de lembrança, a Band de Boris Casoy é a mesma que recentemente quis incitar um golpe contra o presidente Lula, conforme mostrado aqui na Tribuna. Tudo por conta do ódio da emissora aos sem-terra e à reforma agrária.
3 - Combater este tipo de conservadorismo, ao contrário do que pode se pensar, não é meramente um embate entre dois posicionamentos políticos, entre duas visões sobre o estado ou a economia. Mas é uma luta do verdadeiro progresso contra o atraso, da cidadania e da dignidade contra uma elite caquética e preconceituosa que acha que não faz parte do país e sua "gentinha". O engraçado é que este é o mesmo pessoal que diz que "o povo precisa ser educado", o "povo é ignorante", vive falando absurdos e acha que não tem nada a ver com os problemas do país. Desta vez, no entanto, o rei está nu. E não vamos deixar barato.

Nenhum comentário: