"Acima de tudo, procurem sempre sentir profundamente qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário." Che Guevara (Cartas aos filhos)

domingo, 26 de junho de 2011

As próximas eleições.

Chegou o momento da esquerda capitaneada pelo Partido dos Trabalhadores definir a chapa e as estratégias para retomar a prefeitura de Belém, considerada pelos analistas políticos como a principal pedra do tabuleiro eleitoral do ano que vem.
A administração de 8 anos do prefeito Duciomar Costa (o eterno dublê de médico, condenado em 1ª instância no judiciário federal) continua sendo calamitosa.
Levou 3 anos para recapear a Avenida Duque de Caxias, denominada pela administração Duciomar de "Nova Duque", a grama do canteiro central da Duque veio do Ceará, só deus-sabe da grama cearense, o Ministério Público não quer saber de fiscalizar. Outra obra em quase 8 anos? A "Nova Marquês" levou quase 7 anos para fazer o canteiro central da rua e mais recapeamento, o pior de tudo, no início da obra chegaram a colocar a placa da obra em que fixavam o prazo da obra em 6 meses, é isso mesmo! 6 meses. E foi inaugurada com muita mídia e propaganda nos dois principais jornais da cidade.
E o Portal da Amazônia?
Todos sabíamos que era um projeto para vazar recursos públicos, a imprensa não fala nada.
Duciomar tem uma capacidade incrível de sobreviver politicamente.
Em alguns momentos se apresentou como um inimigo figadal do PT e esquerda local, sempre em aliança com os tucanos paroaras, depois virou senador da República e se aproximou de Lula pelas mãos do Deputado Federal do PTB Roberto Jeferson, lembram dele?
Pois é, o voraz Jeferson conseguiu que o Duciomar apoiasse Lula no senado.
Largou o senado para ser prefeito de Belém, vencendo a disputa contra Ana Júlia.
O destino favoreceu Duciomar em sua reeleição, Mário Cardoso candidato do PT não foi para o 2º turno, passando em seu lugar o candidato do PMDB José Priante, primo do caderudo Jáder Barbalho. Nos bastidores tem gente que jura que Ana Júlia resolveu apoiar o Duciomar pensando em sua reeleição para o governo do Estado, pensava que contaria com a lealdade de Duciomar, a história se encarregou de demonstrar para Ana Júlia que não se pode confiar em um falsário. 
Duciomar apoiou Jatene por debaixo dos panos, inclusive com grana que seria para a campanha de Ana Júlia.
Na grande Belém precisamos azeitar a máquina do PT, um deputado do Partido dos Trabalhadores confidenciou em off que em Ananindeua e Marituba o partido apresenta problemas sérios, talvez necessite de uma aproximação maior do diretório estadual.
Em Ananindeua o PT sangra e aos poucos vai perdendo sua representatividade, o partido estabeleceu uma aliança com o PMDB dos Barbalhos, muitos costumam denominar essa aliança como "Aliança Caracu", só os dirigentes do PT de Ananindeua que não perceberam que essa aliança fortalece apenas o PMDB. Os Barbalhos nem precisavam do PT para governar Ananindeua, mas matreiramente exercitam as lições dadas por Maquiavel no opúsculo "O Príncipe", é preferível manter o inimigo bem próximo e amordaçado do que solto. O PT de Ananindeua deveria mobilizar a sociedade contra a péssima administração dos Barbalhos que chega a dar saudades do velhaco Pioneiro.
Em Belém existe a possibilidade real do PSOL ganhar a prefeitura através do deputado estadual Edmilson Rodrigues (ex-prefeito de Belém por 8 anos), mas ele precisa do apoio do restante da esquerda. O grande nó da questão, na eleição passada para o governo do Estado o PSOL se negou a apoiar a candidatura de Ana Júlia no 2º turno, e aí?!
As cartas estão distribuídas, quem começa?

Um comentário:

Mauro Costa Assis disse...

O analista Nino Pagliccia examina os esforços do "Grupo Lima" para promover a mudança de regime na Venezuela. https://choldraboldra.blogspot.com/2019/01/o-pretexto-do-grupo-lima-ser-um-orgao.html